terça-feira, 11 de junho de 2013

Reaprender a ouvir/Relearn how to listen


Reflexões a cerca da importância de OUVIR BEM...
Reflexions about  Well Listening...

Importante para nós
Fundamental para nossas crianças


Important for us
Fundamental for our children!

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO , De TED TALKS, COM JULIAN TREASURE: 'CINCO MANEIRAS DE OUVIR MELHOR"


Watch TED TALKS WITH  JULIE TREASURES - "FIVE WAYS TO LISTEN BETTER"

 clique abaixo para assistir. Click here.

sábado, 8 de junho de 2013

Faça junto/Do together

Vamos falar de prazer...
Sentir alegria enquanto convive e, enquanto convive, impregnar o coração da criança com emoções espetaculares que fazem toda a diferença em sua vida. E para o seu coração adulto também! 

Tudo se faz mais bonito quando descobrimos o que temos de melhor para trocar com amor.
Invista nos clássicos da arte, do mundo todo e, se não souber tocar nenhum instrumento musical, coloque o som e cantem juntos. BEM ALTO.

Alegria, Alegria!


Veja o vídeo no link abaixo compartilhado da página "Yardie News", do Facebook em que pai e filho (bem pequeno) cantam e tocam juntos DON'T LET ME DOWN, dos Beatles:





Let's talk about pleasure ...

Feel joy while relaxing and while relaxing, impregnating the child's heart with spectacular emotions that make all the difference in her life. And for your adult heart too!

Everything is more beautiful when we discovered the best we have to change with love.

Invest in classic art, for example, from the world, and if you do not know to play any musical instrument, place the sound and sing together. HIGH!

Joy, Joy!

See the video at the link above, shared from the page " Yardi
e News" in Facebook. Father and son (very small) sing and play together DON'T LET ME DOWN, of The Beatles.


---------------------------------------------
Todos os direitos de imagem reservados. Vídeo público do Facebook.
All rights reserved. Public video from facebook.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Louie Schwartzberg - Gratidão (legendado) - Louie Schwartzberg - Gratitude (subtitled)

 Olá amigos!

Esse vídeo abaixo, sobre o trabalho do fotógrafo Louie Schwartzberg, traz luz ao que venho conversando com vocês aqui, sobre a importância de estarmos integrados no olhar e no toque à vida e de passarmos essa emoção para nossas crianças. 
Assistam até o fim e vejam que bonito!

Grande abraço!




 Hello friends!

This video below, about the work of photographer Louie Schwartzberg, brings light to what I've been talking to you here, about the importance of being integrated into the look and touch to life and passing that excitement for our children

Watch it till the end and see what a beautiful thing!

Big hug!

Clique aqui para assistir. Click here!
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=prO85LDlvEA#!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Toque Mágico/Magic touch








Estou aqui pensando no que realmente faz grande diferença na vida da criança. Tudo o que listo em minha cabeça tem relação com coisas sutis, delicadas e...simples, que muitas vezes nos passam despercebidas.
Isso não é bom...
Como podemos dar pouco valor aquilo que é definitivo para o desenvolvimentos das crianças  com quem convivemos?

Bem, como estamos aqui nos exercitando para não perder oportunidades mágicas de participar do universo rico e maravilhoso da infância, deixemos de lado, por agora, esses porques sem resposta e vamos mergulhar um pouco no encantamento puro de pequenas vivências delicadas e diárias.

Semana passada falamos do Olhar e hoje vamos sentir juntos a mágica do TOQUE.

Estamos falando de algo que começa com as mãos, mas envolve os sentidos como um todo e o cérebro,  em conexões verdadeiramente fantásticas.

Sem falar muito ... que tal dar uma boa olhada em suas mãos?
Há quanto tempo não olha para ela como quem vê uma usina de percepções, um gerador de emoções?
Esqueça a estética, abandone julgamentos, mande calar críticas e marcas passadas.
Experimente suas mãos.
Olhe bem para elas.
Parece um instrumento simples demais para ser tão importante? Pois é simples sim e também muito importante!
Quanto diálogo ocorre quando sua mão toca o rosto, os cabelos, as mãos da criança que você cuida!
Sinapses e mais sinapses!



Eu diria uma explosão colorida e aquecida de emoções verdadeiramente ideais para construir uma ambiência de confiança imprescindível para um bom desenvolvimento infantil.

Já reparou que as crianças usam muito as mãos para falar? Se não foram contaminadas pelos medos adultos e por suas regras rígidas de etiqueta e tudo o mais... elas falam literalmente pelos cotovelos!
Fazem desenhos no ar daquilo que querem exprimir... elas dançam com as mãos para pintar um quadro imaginário daquele assunto que estão exteriorizando.
Repare bem...
Mas, as suas mãos meu amigo crescidinho... as suas mãos transmitem mensagens estupendas.
Se transmitem...
Vamos brincar então de falar com as mãos.



Junte suas crianças em uma roda (a roda é ideal para criar um ambiente de olhos nos olhos e proximidade), peça para cada um pensar em algo bem legal... inclusive você! Depois... todos puxam o fecho eclair da boca e não se pode mais usar palavras... somente as mãos e o grupo tenta adivinhar o que cada criança pensou..
Entenda... acertar não é o que mais importa... apenas brinque com eles de perceber suas mãos...
Depois, sugira que pensem em borboletas...
e imitem uma borboleta pousando na mão do outro, com a própria mão! Uma das suas mãos será o bouquet e a outra a borboleta... então todos darão e receberão toques de borboleta!!
Isso será divertido, eu garanto... e promoverá uma vivência delicada de toque mágico.
Desenvolva isso... pense em pequenos bichinhos que geralmente as crianças amam.  e brinque de fazer carinhos com as mãos.
Se você é pai ou mãe... brinque disso na cama, antes de dormir... e é ilimitado o número de coisas que você pode inventar para imitar com as mãos...
Pode ser uma estrelinha brilhando no céu... um coração batendo dentro do peito... a borboleta pousando no nariz... e nesse caso... a sua mão é a estrelinha e a mão da criança o céu... e por aí vai. O importante é que aconteça o toque!

Hum... fiquei com vontade de brincar disso!!!

Depois me contem!
Abraços, amigos!
Até a próxima!



I am here thinking about what really makes a big difference in a child's life. Everything that I listed in my head is related to things subtle, delicate and ... simple, we often go unnoticed.

This is not good ...

How can we give little value for what is definitive for the development of children with whom we live?

Well, as we are here in exercising not to miss opportunities to participate in the magical universe rich and wonderful of childhood, let us put aside, for now, these whys unanswered and let's dive a bit in pure delight of small and delicate everyday experiences.





Last week we talked about LOOK. Today let's feel together the magic of TOUCH.

We're talking about something that starts with the hands, but engages the senses as a whole and the brain, in truly fantastic connections.

Without saying much ... how about giving a good look at your hands?

How long do not look at it as seeing a powerhouse of perceptions, a generator of emotions?

Forget aesthetic judgments, forsake, send silence criticism and past marks.



Try your hands.

Look right for them.

Looks like an instrument too simple to be so important? It is rather simple and also very important!

How many dialogue occurs when your hand touches the face, the hair, the hands of the child you care!

Synapses and synapces!





I would say that hppens a colorful burst of heated emotions truly ideals for building an atmosphere of trust,  essential to good child development.

Have you noticed that children use a lot their hands  to talk? If they were not contaminated by adults and their fears or for  their strict rules of etiquette and everything else ... they speak literally by the elbows!

They draw pictures in the air about what they want to express ... they dance with their hands to paint an imaginary picture of that subject that aret rying externaling.

Note well ...

But your hands... my friend ... your  hands can transmit stupendous messages .

How it can ...






Let's play of talk with  hands.

Join your child in a wheel (the wheel is ideal for creating an environment of eye contact and proximity), ask each one to think of something really cool ... including you! After ... all pull the zip closure of the mouth and can no longer use words ... only the hands. The group tries to guess what each child thought ..

Understand ... hit is not what matters most ... just play with them to realize their hands ...

Then suggest to think of butterflies ...

and imitate a butterfly landing on the other hand, with his own hand! One of his hands is the bouquet and another butterfly ... then, invite all clidren to do it. And everyone will receive and butterflies touches !

This will be fun, I promise ... experience and promote a delicate magic touch.

Develop it ... consider small pets that often children love. To caress and play with your hands. One hand is a pet another hand is the face.. and the pet is kissing you!!!













If you are a parent ... play it with your child in bed before sleeping ... and is unlimited  the number of things that you can invent to mimic with hands ...

You can be a star shining in the sky ... a beating heart in  the chest ... butterfly landing on the nose ... and if so ... your hand is the star and the hand of the child  is the sky ... and so on. What is important is that happens the touch!

Hum .. I was willing to play it!!

Let me know!

Hugs, friends!

See you next time!








Mari Mari Tiscate




domingo, 19 de maio de 2013

The power of look/O poder do olhar

Olá amigos!


Pensei muito antes de postar os vídeos anteriores.

Não desejo que vocês se sintam pressionados e ameaçados para lidar melhor com o mundo infantil. Não mesmo! 

Isso seria uma contradição com a proposta do Cabeçadinha Clube que é: várias cabeças sentindo, pensando e criando juntas, mas com prazer,  em benefício da  criança.
Vamos conversar calmamente sobre esses vídeos e encontrar maneiras criativas e felizes de lidar com uma irrefutável realidade: independente de estarmos preparados para entrar no mundo das crianças, nós entraremos assim mesmo. 

Não há como fugir disso. 

O adulto é uma poderosa, maravilhosa  e, às vezes, terrível influência sobre elas.

Não há como mudar porque faz parte de um plano da natureza de prover a criança de uma referência para sua sobrevivência e segurança.  Então, nascemos com o instinto de seguir o adulto. E para que não haja risco de que isso dê errado e as espécies sejam ameaçadas, o bebê, a criança em tenra idade não questiona nossas atitudes. 
Ela arquiva as lembranças da relação conosco.  
O que viu, ouviu, e sentiu ficam armazenados no cérebro.  
Para sua própria segurança, segundo a sabedoria da natureza,  não faz juízos de valor ou, em outras palavras, não racionaliza estes arquivos até uma certa idade. Depois sim, ela começa a acessar cada vez mais espontâneamente esse conteúdo  na medida em que for ganhando autonomia e independência.

Termos esse papel na vida de nossas crianças é um grande desafio, eu sei.

E vários de nós nos perguntamos como construir um relação saudável e bonita com os pequenos sem ficar o tempo todo apavorados e oprimidos por tamanha responsabilidade.

Proponho aqui a via do prazer, pela arte e criação.

Você não tem que ser o super-homem ou a mulher maravilha.
Não confunda ação consciente e bonita com perfeccionismo.
 
Assim, vamos encontrar as possibilidades que estão ao nosso alcance e pintá-las  com as cores da nossa grande vontade de fazer o melhor que pudermos.

Proponho um começo: o OLHAR.



- OLHE NOS OLHOS DA SUA CRIANÇA..

Olhe como quem a está vendo pela primeira vez... olhe com todo interesse e com alma. Não economize nisso. Abaixe-se para falar com ela sempre que possível e olhe nos olhos. 
Deixe que ela veja você assim... nessa integração olho no olho. 
Não há nada mais bonito e poderoso do que crescer sendo olhado e percebido por quem cuida de nós. 
Entenda que ao alimentar, banhar, brincar com uma criança tudo isso pode ganhar um tom mágico e encantado quando você a olha nos olhos.
Você pode não ter muitos registros disso na sua memória infantil.  Pode até ser, que , ao contrário, tenha registros negativos a cerca do olhar adulto.
Pense então nessa criança perto de você como um espelho e que, ao olhá-lo atentamente, está olhando a si mesmo (a) como deveria ter sido em sua própria infância. Todas as crianças  em questão (a sua criança interna inclusive) vão ficar felizes e você resgata em si o verdadeiro e profundo sentido do olhar humano.

- FOTOGRAFE, FILME OS OLHARES. SEUS E DE SUA (s) CRIANÇA (s)...

Depois espalhe essas fotos  pela casa. Na sala, na geladeira da cozinha... brinque com isso, troque frequentemente as fotos, explore os ângulos que o olhar tem.
Surpreenda sua criança fotografando-a e filmando-a quando não está vendo
Mas, veja, não é espionar!!
É mostrar a ela que você está atento e que deseja vê-la da forma como esteja. Feliz, triste, aborrecida, cantando, dormindo, brincando... divirta-se com isso. Brinque disso!  
Vejam as fotos e filmagens juntos. Ajude suas crianças, desde bem pequenas, a registrarem, admirarem e a exercitarem a afetividade pelo olhar.  Não será bom se souberem o quanto isso é fundamental e delicado? Não será bom vivenciar isso com você? Garanto que sim.

Vamos começar ou reforçar essa vivência carinhosa e poderosamente influente sobre o mundo infantil... e o que é mais importante: vamos preencher sua memória com imagens que façam conexão com a afetividade, com a atenção, com a sensibilidade. Esse registro todo interior será como uma poderosa usina  transmitindo-lhe vigor e determinação. Pode acreditar. E lhe dará base de segurança para dar seus passos em direção ao mundo e a si mesma!
Um passo depois do outro. Certo?
Aguardos suas impressões!



-------------------------------------------------

Hello friends! 

I thought a lot before posting the previous videos.I do not want you to feel pressured and threatened to deal better with the children's world. Not at all!


That would be a contradiction with what the  Cabeçadinha Club propose that is: several heads for feeling, thinking and creating together, but with pleasure, on behalf of the child.

Let's talk calmly about these videos and find creative and happy ways to deal with  one irrefutable fact:
Whether we are prepared or not to enter the world of children, we will anyway.


There is no getting away from it.
The adult is a powerful, wonderful and sometimes terrible influence on them.

There is no way to change because it is part of a plan of nature to provide the child with a reference to its survival and security. So, we are born with the instinct to follow the adult. And to avoid the risk of it to go wrong and species be threatened, the baby, the child at an early age does not question our attitudes.

She archives the memories of the relationship with us.What she saw, heard
and felt are stored in the brain.For her safety, according to the wisdom of nature, does not make value judgments or, in other words, doesn't rationalizes these files until a certain age. Then yes,  starts to  access  more or less spontaneously  the contents,  as will  gaining autonomy and independence.

Fulfill this role in the lives of children is a big challenge, I know.And many of us ask ourselves
all time how to build a healthy and beautiful relationship with the kids without getting scared and overwhelmed by such responsibility.I propose here the path of pleasure, art and creation.You not have to be the superman or superwoman.Do not confuse conscious action and beautiful with perfectionism.
Thus, we will find the possibilities that are within our reach, and paint them with the colors of our great desire to do the best we can.

 I propose this beginning: the LOOK.


- LOOK IN THE EYES OF YOUR CHILD Look like someone who is seeing it for the first time ... look with all interest and soul. Do not skimp on it. Get down to talk to her Whenever possible and make eye contact.

Let the children see you like this ... in this integration, eye in the eye.

There is nothing more beautiful and powerful than growing and being watched and understood by those who care for us.Understand that you can give to the moment of feeding, of bathing, of playing a  magical and delighted tone,   just because you looked in their eyes.

You may  have not records in your childhood memory and may even be that, on the contrary, has negative records about the adult look.
So you can think that the child close to you is a mirror and, looking at her intently, you are looking yourself as it should have been in your own childhood. All children in question (including your inner child) will be happy and you will redeem  the true and deep meaning of the human look.

 
PHOTOGRAPHY AND FILMING



In our days we like to register moments. But I am talking here about making photos of the eyes! Of  
your looks and of your kids! Alone and together. Then spread in the house. In the living room, the kitchen fridge ... play with it, change the photos often. Explore the beautiful angles that have the look.

Surprise your child  photographing and filming it when he is not seeing.

But, you see, i'm not talking about spying the children! 

You show her that you are attentive and want to see it the way it is. Happy, sad, bored, singing, sleeping, playing ... have fun with it. Play it!Check out the photos and footage together. Help your children, since very small, to register, admire and exercise affectivity by the look. There will be good if they know how much it is crucial and delicate. There will be good to experience this with you! I guarantee so.Let's start or enhance this lovely experience and powerfully influential on children's world ... and what is more important: we will fill her memory with images that make connection with affection, with  attention, with sensitivity. This memories will  providing them a powerful force and determination. Believe it. And will give them also basic security to give their steps towards the world and toward herself!
Step by step. Right?


Let me know what do you think about!
Hugs! 



segunda-feira, 13 de maio de 2013

Como faço para entrar no seu mundo (2)/ How do I get into your world? (2)

Fotografia mostra universo infantil com sutileza e sensibilidade

541881_512909252076374_461186342_nO fotógrafo Timothy Archibald começou a fotografar o filho, Elijah, quando ele tinha cinco anos. As fotos colaborativas eram uma maneira de criar algo em comum e uma tentativa de entender um ao outro. Um pouco depois de começarem o projeto, o filho foi diagnosticado com autismo.
Segundo Archibald, o diagnóstico fez com que ele entendesse melhor o filho e surgiu a necessidade de criar uma ponte emocional entre os dois.  As fotos passariam a ter papel importante na relação e resultaram no livro “Echolila: Sometimes I Wonder”.
Na construção das fotos, os dois trabalham juntos, mas Archibald afirma que tenta deixar o filho com todo o processo criativo e o fotógrafo apenas opera a camêra. Depois,  eles redefinem e tentam melhorar as ideias das fotos. Nada é programado e Elijah costuma fazer coisas inesperadas.









Photograph shows the infant universe with subtlety and sensitivity

The Photographer Timothy Archibald began photographing his son, Elijah, when he was five. The photos were a collaborative way to create something in common and an attempt to understand each other. Shortly after the project began, the child was diagnosed with autism.

According to Archibald, the diagnosis made ​​him understand better the child and the need arose to create an emotional bridge between the two. The photos would have important role in the relationship and resulted in the book "Echolila: Sometimes I Wonder."

In the construction of the photos, the two work together, but Archibald says attempts to leave the child with the whole creative process and the photographer operates only my camera. Then they try to improve and redefine the ideas of the photos. Nothing is programmed and Elijah usually do unexpected things.



Obrigada! Thanks! a Eliana Pichinine

sábado, 11 de maio de 2013

Como faço para entrar no seu mundo?/How do I get into your world?

Como faço para entrar no seu mundo, criança?
Você que tem olhos encantados e coração aberto?
Como faço para que abra a porta de sua imaginação e energia para mim?
Eu que cresci e esqueci muitas coisas do que é ser espontâneo, aberto, intrigado?
Como faço para falar sua língua meu menino, minha menina?
Para que você queira parar e ouvir?

Como faço para que tenha certeza que eu sei o quanto sua vida é importante como o ar, como a água, como a luz, para esse planeta em que vivemos?

Quero assegurar que você possa continuar sendo uma criança com tudo o que é preciso para viver o seu presente de maneira intensa, livre, diversificada.

Como aprendo a língua que você fala e que inclui sorriso, descoberta, invenções, mágicas, carinho, confiança, entrega?
Eu sei falar a língua das bolas de sabão, das poças de água, do nariz no vidro da janela pra ver a chuva... da lambida do cachorro, das tintas no papel, das histórias mágicas.
Eu sei! Eu não perdi totalmente a lembrança de tudo isto.
Só preciso priorizar o tempo para tocar a criança em mim e deixá-la me conduzir pelos caminhos do encontro com você.
O seu mundo é encantado e você tem coisas muito importantes a saber e criar.
Eu estou aqui, nesse ponto em que nos encontramos, olhos nos olhos. Você quer saber o que vem agora...

Eu te digo que vem aí um abraço, um beijo e uma pergunta que sei que você adora:

"Vamos brincar de que?"


Vamos brincar de ser vivos, atentos, amorosos e maravilhosamente humanos.

Eu vou lembrar como é para brincar com você!


How do I get into your child's world?

You who have eyes delighted and open heart?

How do I open the door of your imagination and energy for me?

I grew up and I forgot a lot of what is being spontaneous, open, intrigued by things?

How do I speak your language my boy, my girl?

So you want to stop and listen?

How do I make sure I know how important your life is like air, like water, like light, for this planet we live on?



I want to ensure that you can continue being a child with everything it takes to live your present so intense, free, diverse.

How to learn the language you speak and which includes smile, discovery, inventions, magic, warmth, trust, surrender?

I can speak the language of soap bubbles, puddles of water, the nose on the window to see the rain ... lick the dog, inks on paper, the magical stories.

I know! I have not totally lost the memory of it all.

I just need to prioritize the time to touch the child in me and let her lead me in the ways of meeting with you.

Your world is enchanted and you have very important things to learn and create.

I am here, at this point we find ourselves in the eye. You want to know what's next ...

I tell you, there comes a hug, a kiss and a question that I know you love:

"Let's play that?"

Let's play at being alive, attentive, loving and wonderfully human.

I'll remember how, for playing with you!



MariMari Tiscate

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Onde é que não começa (2)/Where does not begin( 2): Instigue!/Instigate!

 Olá amigos,


Eu disse na postagem anterior que é preciso instigar as crianças a começar por nos sentirmos instigados.
Hoje dou uma sugestão...
e dessa vez falarei bem pouco para que as imagens falem mais.

Apresente imagens encantadas para as crianças. Imagens são poderosos meios de despertar o interesse pelas coisas. Especialmente para aquelas  "pequenas" que quase sempre são imperceptíveis aos nossos olhos adultos, mas as crianças... essas nascem com a percepção mais profunda de que o macro está no micro. Nos resta mantê-las encantadas com isso, o máximo de tempo possível.

Então, sugiro. Encontre um tempo para assistir esse vídeo (clique no link abaixo) com sua ou suas crianças. Depois, use o que tiver em casa ou no trabalho para reconstruir de forma livre as imagens assistidas e com o uso da memória e das mãos.

Boas imagens e criações pra vocês! 



 Hello friends!

I said in previous post that you need to instigate children, starting for feel yourself instigated.

Today I give a suggestion ...

and this time I will speak very little for the images and music speak more.


Start by showing the little things that are often imperceptible to our eyes adults, but children ... those born with a better understanding that the macro is the microWe have the beautiful job to keep them enchanted with it as long as possible.

So, I suggest. Find time to watch this video with your child or children. Then use what you have at home or at work to reconstruct freeform images assisted using the memory and hands.
Good images and creations for you!

sábado, 4 de maio de 2013



 ONDE É QUE NÃO COMEÇA? (1)
Where does NOT begin?



Se você achou estranha  essa pergunta...ah, que bom!
É sinal que seu cérebro ficou intrigado e isso é realmente ótimo.
 Podemos dizer que o melhor começo é quando algo nos intriga, nos instiga e nos desperta a curiosidade! 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 If you found this  question strange ... ah, good!
 It is a sign that your brain was intrigued and it is really great.
We can say that the best start is when something intrigues, excites and arouses the curiosity!




 Nossa criança interna fica querendo saber o que vem depois e a criança é muito sincera sempre.  Se interessou ela fica para participar, agora,  se não interessou... humm...  cadê ela?  Já foi fazer outra coisa.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Our inner child want to know what comes next, and, the child is always very sincere. If is interested, join, but  if not interested ... humm ... where is ? Went doing something else. 


 
A minha proposta é:  INTRIGUE!  Caso contrário o começo não acontece de verdade, de verdade mesmo. Aquela abertura que chama a atenção e mobiliza, essa não acontece e é uma pena.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
My proposal is: Instigate! Otherwise the beginning does not happen really, really right. That openness that draws attention and mobilizes,  does not happen and it's unfortunate.




Agora, intrigar é um desafio maravilhoso. Um danado de um desafio para quem faz mil coisas ao mesmo tempo.  Não é não?  Por isso mesmo o desafio maior é encontrar uma forma de estarmos animados para realizar algo que intrigue a criança.
Como vamos fazer isso pressionados pelo tempo, pelas metas, pela agenda, pela administração de tantas coisas práticas e emocionais?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Now, instigate is a wonderful challenge. A hell of a challenge for those who do a thousand of things at once. Isn't it? Therefore the biggest challenge is finding a way of being excited to do something that will intrigue the child.

How we do it pressed for time, the goals, the schedule for the administration of many practical  and emotional
things?



Respire fundo. 
Uma, duas, quantas vezes precisar.
 Imagine que tem uma tela de cinema dentro da sua cabeça.
Veja  o filme do momento em que aceitou ter crianças na sua vida, dentro da sua casa ou na sua profissão.
Talvez encontre alguma resistência mental para começar. Talvez não consiga hoje, agora, fazer isso, esse reencontro. Mas insista nele. 
Quando conseguir vai ser tão bom! 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Take a deep breath.
Once, twice, as many times as you need.
Imagine you have a movie screen inside your head.
See the film of the moment that have accepted children in your life, in your house or in your profession.
Maybe find some mental toughness to start. Perhaps you can not today, now, do this, this
memory. But insist on it.
When you get will be as good!
 







Você vai poder relembrar ou até mesmo descobrir - se ainda não tinha pensado nisso - , o que  mobilizou você a conviver com crianças regularmente.
Sinta... imagine... veja o filme...qual era a emoção que ligou você ao mundo  infantil?  O tempo passou, mas a emoção está aí ainda, dentro de você?
Resgate essa emoção, aproxime-a, toque-a...
Fique assim convivendo com ela por um tempo e respire fundo outra vez.
Pode ser que a cena na tela fique um tanto longe, difícil de captar. Não desista.
E também é possível que você não consiga imaginar a tela, o filme, nada. Talvez você não encontre essa emoção de princípio. Não desista ou então desista do que passou e não vem mais à sua tela mental.  Crie um novo filme se você deseja continuar convivendo com o mundo infantil.

Se foi fácil, difícil, impossível, de qualquer maneira está na hora de colocar outras emoções em cena.  Transformar esse filme num longa metragem para ganhar o Oscar! 

Que tal?
O filme continua, sem fim. Sempre é tempo de acrescentar novas imagens a ele.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
You'll be able to remember or even find - if you have not thought about it - which mobilized you live with children regularly.
Feel ... imagine ... see the movie ... what was the emotion that called you into the children
's world ? Time passed, but the excitement is still there, inside you?
Rescue this emotion, close it, touch it ...
Stay still living with it ​​for a while and breathe deeply again.
It maybe that the scene in the screen is a bit far, difficult to grasp. Do not give up.
It is also possible that you can not imagine the screen, the film, nothing. You may not find this emotion of principle. Do not give up or else... give up now of everything that no longer comes to your mental screen. You can creating a new movie, if you want to continue living with the child's world. And have fun with it!
If it was easy, difficult, impossible, anyway it's time to put other emotions on the scene. Turn this into a new feature length film and win the Oscar!
What about it?
The film continues without end. Whenever it is time to add new images to it.
 









Também é possível que  você não tenha tido a opção de  conviver ou não com crianças e faz isso por uma questão de sobrevivência, por necessidade, por dever, por obrigação, por solidariedade, qualquer que seja o motivo. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
 It is also possible that you did not have option of living with children and had to do this as a matter of survival, of necessity, a duty, an obligation, for solidarity, whatever the reason.



Se este é o seu caso, procure ver  outro filme nessa tela imensa dentro da sua imaginação... o filme que fala da importância das crianças para o nosso mundo.
Importância de todas as crianças do planeta, sejam quem forem elas e onde estejam.
Veja o lugar fundamental que tem essa criança aí dentro da sua casa, dentro da sala de aula, em qualquer lugar. Imagine esse filme... crie esse filme nesse seu cinema particular.
E daqui para frente, juntos, vamos rodar um filme real com cenas inéditas, sabores, odores, luzes e pessoas reais. 
Crianças e você. 
Crianças e nós.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
If this is your case, try to see another movie on this huge screen inside your imagination ... the film that talks about the importance of children to our world.
Importance of all the children from everywhere, whoever they are and wherever they are.
See the essential place that has this child there in your house, inside the classroom, anywhere. Imagine this film ... create this movie in your private theater.
And going forward, together, we run a real movie with new footage, flavors, odors, lights and real people.

Children and you.

Children and us.


Esses olhinhos é por onde tudo começa. 


This little eyes are where everything begins.

Abraços da Mari!
Hugs, my friends!
 
-Publicações todas as sextas ou sábados e durante a semana podemos desdobrar o tema e trocar experiências.

-Publications every Friday and during the week we can talk about our experiences and exchange informations.